Venham connosco nesta nova imersão pelo sumptuoso património histórico e artístico de Espanha. Nes- ta viagem cultural, serão visitados mais uns belíssimos exemplares do vasto acervo patrimonial da rea- leza e da nobreza espanholas dos últimos séculos, para cuja preservação muito têm contribuído o perfil colecionador e espírito de mecenato da Casa Real de Bourbon e da Casa Ducal de Alba.
A Casa de Bourbon em Espanha foi constituída no limiar do século XIII, mais precisamente em 1700, com a morte, sem descendência, de Carlos II (último rei Habsburgo de Espanha). Sucedeu-lhe o seu sobrinho- -neto Filipe, Duque de Anjou e filho de Luís, mais conhecido como o Delfim de França [Le Grand Dauphin]. Filipe era neto de Luís XIV, Rei de França, e da Rainha Maria Teresa de Áustria, Infanta de Espanha, irmã de Carlos II e filha de Filipe IV, Rei de Espanha. A ascensão ao trono de Filipe V marca assim o início da dinas- tia espanhola de Bourbon [ou Borbón], em castelhano. Esta dinastia, com as interrupções da usurpação de José Bonaparte, a eleição de Amadeu de Saboia, as 1a e 2a Repúblicas e o Estado Espanhol do Regime Franquista, é até hoje, após 3 restaurações, a Casa Reinante em Espanha.
A Casa de Alba é umas das mais importantes famílias aristocráticas do mundo, cuja origem remonta ao século XV. É considerada a casa heráldica mais importante da Europa com uma fundação que possui: 10 palácios emblemáticos, 19 castelos espalhados pelo mundo, uma coleção de arte de mais de 250 obras de grandes mestres e uma biblioteca com 18.000 volumes que inclui as cartas das viagens de Cristóvão Colombo, um exemplar da primeira edição de D. Quixote, entre outros manuscritos de valor incalculável. Em 1802, Maria Cayetana da Silva, 13.a duquesa de Alba, morreu sem descendentes e seus títulos foram herdados por um parente, Carlos Miguel Fitz-James Stuart, 14.o duque de Alba. O Ducado de Alba passou assim à Casa de Fitz-James, que assumiu a gestão do seu património. Mais recentemente, a chefia da Casa de Alba esteve a cargo de Cayetana Fitz-James Stuart y Silva, 18.a duquesa de Alba e detentora do maior número de títulos nobiliárquicos (mais de 40). O atual chefe da Casa de Alba é Carlos Fitz-James Stuart y Silva, 19.o Duque de Alba, que sucedeu à sua mãe em 20 de novembro de 2014.
1º dia – 12 de Dezembro
LISBOA / CIUDAD RODRIGO / SALAMANCA
07h00 – Concentração no Terminal de Autocarros do Parque das Nações e partida para Salamanca, com paragem numa área de serviço.
13h00 – Almoço no restaurante La Muralla em Ciudad Rodrigo.
16h00 – Visita ao Palácio de Monterrey. Este palácio é um dos melhores exemplos da arquitetura civil do Renascimento espanhol e o expoente máximo do Plateresco. O momento de incorporação do palácio na Casa de Alba ocorreu após o casamento de Catalina de Haro y Guzmán (1672-1733) com Dom Francisco Álvarez de Toledo y Silva (1662-1739), 10o Duque de Alba. Catalina de Haro y Guzmán foi a VIII Condessa de Monterrey, VIII Marquesa de Carpio, tendo herdado todos os títulos das linhagens de Olivares, Carpio e Monterrey. Tiveram apenas uma filha, Doña María del Pilar Teresa Álvarez de Toledo (1691-1755), 11a Du- quesa de Alba. É o único palácio de Salamanca que alberga no seu interior uma casa real, ainda hoje habitada e em uso pelos descendentes de Dona Cayetana Fitz-James Stuart y Silva, 18a Duquesa de Alba. 18h00 – Check-in no hotel Catalonia Plaza Mayor ou similar.
Jantar livre e alojamento. Será organizado jantar de caráter opcional.
2º dia – 13 de Dezembro
SALAMANCA / NAVAS DE RIOFRIO / SAN LORENZO DE EL ESCORIAL / MADRID
09h00 – Partida de Salamanca em direção a Navas de Riofrio.
11h30 – Visita ao Palácio Real de Riofrio. Situado no coração do antigo Reino de Castela, e outrora utiliza- do pelos Bourbon como pavilhão de caça e lugar de descanso, este palácio é hoje uma das residências oficiais da Família Real Espanhola. As suas dependências estão situadas ao redor do pátio interior cen- tral, e os seus grandes salões estão decorados com um mobiliário sumptuoso do século XIX. O percurso pelo seu interior inclui a visita ao Museu de Caça, no qual podem ser contempladas coleções de armas desde a época do rei Felipe V até a de Alfonso XIII, troféus, tapeçarias da Real Fábrica e dioramas de espécies cinegéticas espanholas. Também possui ilustrações e pinturas de temas relacionados com a caça, entre as quais há quadros de Velázquez, Rubens ou Snyders.
13h30 – Almoço no restaurante El Fogon de Valentina em Navas de Riofrio.
16h00 – Visita ao Real Mosteiro de São Lourenço do Escorial. Este mosteiro real, mandado construir por ordem de Felipe II no século XVI, é composto por um belíssimo conjunto arquitetónico declarado Patrimó- nio da Humanidade pela UNESCO. Entre outras coisas, o Escorial foi construído para albergar o Panteão Real onde estão enterrados monarcas espanhóis das famílias Áustria e Bourbon. Os príncipes, infantes e rainhas que faleceram sem descendência real são os que repousam no Panteão dos Infantes. Possui um importante Museu de Arquitetura onde estão conservados documentos relativos às obras de execução do Mosteiro, que refletem a participação de grandes mestres procedentes de toda a Europa. Desta- cam-se, igualmente, os muitos manuscritos (árabes, gregos e latinos) da sua Biblioteca e a inestimável coleção de pinturas das Salas Capitulares. El Greco, Ribera, Tiziano, Velázquez e El Bosco são alguns dos artistas que aqui podem ser contemplados.
19h00 – Check-in no hotel Catalonia Gran Via ou similar.
Jantar livre e alojamento. Será organizado jantar de caráter opcional.
3º dia – 14 de Dezembro
MADRID
10h30 – Visita ao Palácio Real de El Pardo. Trata-se de um edifício intimamente ligado à história de Espa- nha, sendo também ele uma das residências oficiais da Família Real Espanhola. Foi mandado construir pelo imperador Carlos V no século XVI e ampliado no século XVIII por ordem de Carlos III. Os Bourbons, especialmente Filipe V e Carlos III, utilizavam este palácio como residência durante os meses de Janeiro a Abril de cada ano. Do seu uso nos meses de inverno, surge a encomenda de importantes séries de tape- çarias; Sob ordens de Carlos III, Goya, os Bayeus e outros pintores fizeram os modelos ou desenhos para estas tapeçarias feitas na Real Fábrica de Santa Bárbara de Madrid. Entre 1939 e 1975, El Pardo foi também residência do General Francisco Franco, sendo atualmente utilizado como residência temporária de Reis e Chefes de Estado estrangeiros em visitas oficiais a Espanha.
13h00 – Almoço no restaurante San Francisco em Monte de El Pardo.
16h00 – Visita ao Palácio de Líria ou ao Real Mosteiro da Encarnação. Como o Palácio da Líria foi incluído na primeira edição da viagem Palácios Reais de Espanha, os viajantes que tenham participado nessa visita terão agora a oportunidade de visitar o Real Mosteiro da Encarnação.
Palácio de Líria – Residência da Casa Ducal de Alba em Madrid e principal sede da sua coleção de arte e do seu arquivo histórico, ambos de extraordinário valor. É um edifício do século XVIII, que alberga assom- brosos tesouros artísticos, coleção privada da familia Fitz-James Stuart y Silva, os Duques de Alba. Entre as suas peças mais destacadas encontra-se uma galeria de retratos dos sucessivos duques, pintados por mestres como Christoph Amberger, Tiziano, Louis-Michel van Loo, Mengs, Goya, Federico de Madrazo, Joaquín Sorolla e Daniel Vázquez Díaz. Especialmente célebres são o Retrato do Gran-Duque de Alba, da autoria de Tiziano, e o da Duquesa Caetana com um vestido branco, de Goya. A pinacoteca inclui ainda destacadas obras da pintura italiana, como a Alegoria da Verdade, de Francesco Furini, A Expulsão do Paraíso, de Andrea Vaccaro, e obras de Elisabetta Sirani, Carlo Maratta, Francesco Guardi e Giovanni Pannini.
Real Mosteiro da Encarnação – Foi fundado em 1611 pela rainha D. Margarita, esposa de Felipe III, como convento de freiras de clausura. O seu interior guarda a famosa relíquia de São Pantaleão e a sua ar- quitetura é o melhor exemplo do estilo dos Áustrias posterior à construção do Real Mosteiro de San Lo- renzo de El Escorial. Em 1994 foi declarado Bem de Interesse Cultural. O convento conserva importantes conjuntos pictóricos e escultóricos dos séculos XVII e XVIII, com obras de Lucas Jordán, Juan Van der Hammen, Vicente Carducho, Gregorio Fernández ou Pedro de Mena. Merece especial menção o relicário que guarda um conjunto de 700 peças de bronze, coral, marfim e madeiras finas procedentes de Itália, Alemanha e Países Baixos. É um exemplar da cidade conventual em que Madrid se transformou no séc. XVII, depois de ter sido eleita a capital do Reino Espanhol, e também um exemplo do costume tradicional da monarquia e da nobreza em patrocinar construçoes religiosas de particular interesse.
20h30 – Jantar de confraternização no Clube Privado Gran Peña.
4o dia – 15 de Dezembro
MADRID / LISBOA
10h00 – Visita à Galeria das Coleções Reais. Localizado junto ao Palácio Real de Madrid, o museu reúne uma excelente seleção de obras de arte que mostram a riqueza e diversidade das coleções conservadas pelo Património Nacional, fruto do já destacado papel colecionador e de mecenato desenvolvido pela Monarquia Espanhola ao longo dos tempos. Projetado pelos arquitetos Luis Mansilla e Emilio Tuñón, o complexo foi condecorado com importantes prémios de arquitetura e oferece vistas inigualáveis sobre a cidade de Madrid. No seu interior, o protagonismo recai sobre as 650 peças que compõem a impres- sionante exposição do museu: uma seleção de pinturas, esculturas, tapeçarias, móveis, coches e todo o tipo de artes decorativas, entre outros objetos, que inclui obras assinadas por grandes artistas como Velázquez, Caravaggio, Goya, Ticiano, Bosch, Luisa Roldán e El Greco, por exemplo.
11h30 – Tempo livre no Mercado de Natal da Plaza Mayor.
13h00 – Almoço no restaurante La Taberna de Peñalver, junto à Plaza Mayor.
15h00 – Regresso a Lisboa, com chegada prevista para as 20h00.
Condições:
12 a 15 de Dezembro de 2024
Preço por pessoa:
1.585€ – em quarto duplo/twin;
300€ – suplemento em single.
Grupo mínimo de 15 pessoas.
O programa inclui:
• Autocarro de luxo para todo a percurso;
• Alojamento em hotéis de 4* superior com pequeno-almoço, em Salamanca e Madrid; • Guia-Conferencista especializado em história e património;
• Tour-Leader acompanhando o grupo durante todo o programa;
• Todos os almoços, incluindo bebidas;
• Jantar no Clube Privado Gran Peña;
• Visita a todos os Palácios e demais Monumentos previstos no programa;
• Radio-guias;
• Seguro Multiviagens;
• Gratificações;
• Todos os impostos aplicáveis.
O programa não inclui:
• Tudo o que não esteja mencionado como incluído de forma expressa; • Despesas de carácter particular designadas como extras.
Pagamento:
30% do valor da viagem no ato da adjudicação e o remanescente até 30 antes da partida. Transferência bancária: Envio do comprovativo de pagamento para . Cartão de crédito: Será cobrada uma taxa
Dados Bancários:
ODYSSEYCONCEPT, LDA
IBAN: PT50 0010 0000 55961180001 71 SWIFT: BBPIPTPL
Contactos:
Telefone: (+351) 917 335 323
E-mail: